Semana da Consciência Negra Lota Mercado no encerramento

O calçadão Manelão literalmente ficou lotado na noite de sexta feira passada 22. O público compareceu para prestigiar a festa de enceramento da Semana da Consciência Negra que este ano, foi coordenada pela direção do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR que tem como representante em Rondônia o Conselheiro Antônio Neto.As comemorações em alusão a Consciência Negra começaram no dia 7 e terminaram na noite de sexta feira, com a exposição de Artesanato Afro e muito show no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. A festa começou com a encenação da peça “Teatro Ifé” apresentada pela Cia Beradera de Teatro, seguida da apresentação da Roda de Jurema e Filhas de Yabá coordenada pelo Pai Ronaldo; a cantora Iná Amazônica fez apresentação especial, acompanhada por capoeiristas tocando seus berimbaus, atabaques e pandeiros.

A festa que só terminou por volta da 23 horas, ainda reuniu show de Hip Hop/Cristo Crew; Fernanda Teixeira; apresentação do Grupo de Maculelê “Manduca da Praia”; Desfile Beleza Negra (roupas afros); as cantoras Gina Beta e Carol Aguiar e Sarah Soul e show do cantor Waldison Misteira além de reggae com o DJ Léo Turbo.Aproveitando a festa da Consciência Negra, a Funcultural realizou a Feira de Artesanato que abrigou artesãos de Porto Velho em tendas montadas na praça Presidente Vargas.O professor Francisco Silva – Chiquinho foi parceiro do Antônio Neto na coordenação da programação, enquanto a Funcultural se responsabilizou pela montagem da estrutura de palco, som e iluminação do ambiente. “Há muito tempo, não tínhamos uma Semana da Consciência Negra com tantos eventos, parabéns ao nosso Conselheiro Antônio Neto”, disse o professor Chiquinho.

Neto aproveitou para agradecer a Funcultural na pessoa do Eudes Claudino. “Temos que reconhecer que se não fosse o empenho do Eudes pela Funcultural, não tínhamos como realizar essa festa maravilhosa. Obrigado Eudes” encerrou Antônio Neto.

Fonte: Zé Katraca