Tem família preta na capa da revista Turma da Mônica

Tem família preta na capa da revista Turma da Mônica
Por Silvia Nascimento/ Mundo Negro
Milena é a primeira personagem negra que mora no Bairro do Limoeiro com sua família.  A pretinha de cabelos cacheados foi lançada no ano de 2017 e fez o maior sucesso, inclusive porque a mãe dela na história é uma veterinária, e sabemos como mães pretas usualmente são representadas.

Errata: Recebi mensagens de leitores falando que o Jeremias já apareceu com a família em uma revista especial. Dessa forma Milena é sua família são os primeiros na capa, somente. (obrigada leitores) 

A edição número 45 da revista da Mônica traz pela primeira vez essa família preta na capa e isso alegra o coração de adultos e crianças. Para crianças negras vale muito a representatividade e para crianças não negras, é muito importante ter esse contato, mesmo que seja por meio do gibi, com famílias com aspecto diferente da sua. A longo prazo, ações assim acabam normalizando e humanizando pessoas negras. (viu autores de novelas ?).

 

Mais sobre Milena e sua família

Milena Sustenido é a mais nova integrante da Turma da Mônica. Negra e cacheada, a nova residente do Bairro do Limoeiro foi descrita por Maurício de Souza como uma menina “cheia de atitude, apaixonada por música e futebol”.  Ela foi apresentada oficialmente durante a primeira corrida Donas da Rua, projeto fruto da parceria da Maurício de Souza Produções e ONU Mulheres.

Milena Sustenido (Foto: Instagram)

A música é forte na família de Milena, que não por acaso, tem o sobrenome Sustenido. A primeira sílaba dos nomes dos integrantes da sua família forma a escala musical: Doriva, Renato (pai), Milena, Fabinho (irmão), Solange (irmã), Laurinda e Silvia, a sua mãe, uma veterinária que cuida dos pets do bairro.

O Pai, Renato é um produtor musical, Dona Lalá (Laurinda) professora de piano e Seu Dodô (Doriva) constrói instrumentos musicais.

Milena foi criada para reforçar a representatividade das meninas negras nos quadrinhos, animações e eventos live action, para que elas se vejam nas histórias e saibam desde cedo que são Donas da Rua”, declarou Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, em comunicado oficialna época do lançamento.